Leilão Março de 2020 – Coleção Paulo Pardal e Lully de Carvalho
GUARANY, Ubaldino
século XX
Carranca Zooantropomorfa
escultura em madeira pintada, ass. por Ubaldino e Guarany e dat. 10/11/1981 inf. lat. dir.
95 x 30 x 40 cm
JOÃO DE SOUZA (João da Bahia) (atribuído)
século XX
Carranca (Figura Zooantropomorfa)
escultura em bloco único de madeira pintado, s/ ass. (Santa Maria da Vitória – BA)
85 x 26 x 39 cm
GUARANY, Ubaldino
século XX
Raivoso
escultura em madeira policromada, ass., dat. 22/07/1976, tit., sit. SMV (Santa Maria da Vitória) e com dedicatória a Paulo Pardal lat. inf. peça catalogada na p. 165, foto n. 101, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
98 x 26 x 30 cm
GUARANY, Francisco Biquiba dy Lafuente
1884 – 1985
Muturãn (Carranca Zooantropomorfa da 3ª Fase do Artista)
madeira policromada, ass., tit., sit. Santa Maria – Bahia e com dedicatória a Paulo Pardal na parte inf. peça catalogada na p. 100, foto n. 49, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006) e na p. 72 do livro Guarany: 80 anos de carrancas, de Clarival do Prado Valladares (São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 1981)
83 x 28 x 45 cm
GUARANY, Francisco Biquiba dy Lafuente
1884 – 1985
Tôrian
escultura em madeira policromada, ass., tit., sit. Santa Maria – Bahia e com dedicatória a Paulo Pardal na parte inf. peça catalogada na p. 220, foto n. 149, livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
83 x 43 x 27,5 cm
GUARANY, Ubaldino
século XX
Carranca Zooantropomorfa
escultura em madeira policromada, ass. na parte inf., sit. Santa Maria da Vitória – Bahia e com dedicatória a Paulo Pardal lat. inf. dir.
87 x 27 x 30 cm
GUARANY, Ubaldino
século XX
Gir
escultura em madeira policromada com resquícios de título, ass., sit. BA e com dedicatória a Paulo Pardal na parte inf. peça catalogada na p. 166, foto n. 102, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
83 x 25 x 40 cm
GUARANY, Francisco Biquiba dy Lafuente
1884 – 1985
Zulcão (Carranca Zooantropomorfa)
escultura em madeira pintada, ass., tit., sit. Santa Maria – Bahia e com dedicatória a Paulo Pardal na parte inf.
84 x 26 x 33 cm
GUARANY, Ubaldino
século XX
Negão
escultura em madeira policromada, ass., sit. S.M. Vitória – Bahia, com dedicatória a Paulo Pardal centro inf. e tit. lat. dir.
89 x 28 x 33 cm
GUARANY, Ubaldino
século XX
Carranca Zooantropomorfa
escultura em madeira policromada, ass. por Ubaldino e Guarany, dat. 15/09/1980 e sit. S.M. Vitória – BA lat. dir.
88 x 24 x 33 cm
GUARANY, Ubaldino
século XX
Feroz
escultura em madeira pintada, ass., dat. 09/77, tit., sit. Santa Maria – Bahia e com dedicatória a Paulo Pardal lat. inf.
85 x 23 x 33 cm
LIA DAS CARRANCAS
Carranca Zooantropomorfa
escultura em bloco único de madeira, ass. na parte inf. (Pirapora – MG)
100 x 40 x 40 cm
FLÁVIO E AGNALDO
Carranca
escultura em bloco único de madeira, ass. e dat. 02/02/1977 na base
34,5 x 17 x 12,5 cm
DOMINGOS DA TRINDADE LOPES
Carranca
escultura em forma de carranca em bloco único de madeira, ass., dat. 1977 e sit. Petrolina inf. dir.
37 x 23 x 11,5 cm
MESTRE SABINO
Carranca
escultura em bloco único de madeira, ass. na parte inf. (Médio São Francisco – Pirapora – MG)
83 x 24 x 45 cm
Três Carrancas
bloco único de madeira, ass. com “R” na base (procedência: provavelmente Petrolina – BA)
maior: 33 x 16,5 x 11,5 cm média: 32 x 18 x 13 cm menor: 27 x 13 x 10 cm
B. FARIA / ADAILTON / ELIZEU
Conjunto de Três Carrancas
(Região de Petrolina – PE) 1) B. FARIA – escultura em bloco único de madeira, ass. na base 22 x 8 x 9,5 cm 2) ADAILTON – Carranca – escultura em bloco único de madeira, ass. na parte inf. 24 x 11 x 11 cm 3) ELIZEU – Carranca de Cachorro – escultura em bloco único de madeira, ass. na parte inf. 17 x 12 x 8 cm
MESTRE ROQUE SANTEIRO (ROQUE GOMES DA SILVA)
Carranca de Cavalo
escultura em bloco único de madeira, ass. na lateral (Afrânio – PE)
66 x 25 x 46 cm
DITO
Carranca de Cavalo
escultura em forma de cavalo em bloco único de madeira de lei, ass. na base (década de 1970/1980) (Petrolina – BA)
32 x 15,5 x 10 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
Pequena Carranca
escultura em madeira partido raro, que deve ter pertencido a um paquete catalogada sob a foto n. 63, na p. 125, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
32 x 47 x 14 cm
GUARANY, Francisco Biquiba dy Lafuente (atribuído)
1884 – 1985
Carranca Navegada de Leão
escultura em bloco único de madeira, pertenceu à Coleção Luís Vianna Filho e provavelmente pertenceu à Barca Oliveira atribuída ao artista pelo seu filho, Ubaldino
59 x 45 x 25 cm
PEDRO PAULINO
Carranca Zooantropomorfa
escultura em madeira policromada, ass. com as iniciais na base peça catalogada na p. 166, foto n. 103, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
50 x 17 x 20 cm
PEDRO PAULINO
Carranca
escultura em madeira policromada, ass. com as iniciais na base peça catalogada na p. 166, foto n. 103, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
78 x 21 x 24 cm
PEDRO PAULINO
Carranca Zooantropomorfa
escultura em madeira policromada, s/ ass.
60 x 22 x 17 cm
PEDRO PAULINO
Carranca
escultura em bloco único de madeira policromada, ass. na base
26 x 9 x 9 cm
GUARANY, Francisco Biquiba dy Lafuente
1884 – 1985
Carranca
escultura em bloco único de madeira, s/ ass. última carranca esculpida pelo artista, em 1979 Reproduzida na p. 79 do livro Guarany: 80 anos de carrancas, de Clarival do Prado Valladares (São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 1981)
87 x 25 x 30 cm
GUARANY, Francisco Biquiba dy Lafuente
1884 – 1985
Carranca Inacabada
escultura em tronco de cedro, s/ ass. processo de elaboração explicado na p. 131, foto n. 158, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
84 x 24 x 36 cm
MOREIRA DO PRADO (atribuído)
Carranca Navegada
escultura em bloco único de madeira peça catalogada sob a foto de n. 70, na p. 136, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006) atribuída a Moreira do Prado por Guarany e adquirida por Paulo Pardal em 1970 do Desembargador Deoclisiano Martins de Oliveira Filho, que a recolhera na cidade de Barra, em 1956
com a base: 114 x 43 x 38 cm sem a base: 90 x 22 x 33 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira
32 x 7,5 x 7,5 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo-Menina Figurativo
escultura em madeira com olhos em jacarandá (aplicados), Reproduzido na p. 20 do livro A Escultura Mágico-Erótica de Chico Tabibuia, de Paulo Pardal (Rio de Janeiro: Uerj; Erca, 1989)
27 x 6 x 7 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira policromada,
39 x 7 x 8 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Negro Figurativo
escultura em madeira,
20 x 5,5 x 6 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira com dentes esculpidos,
31 x 7 x 8 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira,
31 x 6,5 x 7 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira,
33,5 x 7 x 7 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Menina Figurativo
escultura em madeira,
30 x 7 x 7,5 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira,
28 x 7 x 6,5 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira,
31 x 7 x 6,5 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo-Mulher Figurativo
escultura em madeira, Reproduzido na p. 20 do livro A Escultura Mágico-Erótica de Chico Tabibuia, de Paulo Pardal (Rio de Janeiro: Uerj; Erca, 1989)
30 x 5,5 x 7 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo com Pata
escultura em madeira,
31,5 x 6,5 x 6 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira,
35 x 7,5 x 8 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira,
31 x 5 x 6,5 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira escura,
48 x 9,5 x 8 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo com Cabeça Feminina
escultura em madeira,
50 x 8 x 9 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira,
34 x 7 x 8 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira,
36 x 6 x 8 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo-Saci Figurativo
escultura em madeira
64 x 6 x 6,5 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo-Saci Figurativo
escultura em madeira
52 x 6,5 x 7,5 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo com Chapéu
escultura em madeira Reproduzido na p. 20 do livro A Escultura Mágico-Erótica de Chico Tabibuia, de Paulo Pardal (Rio de Janeiro: Uerj; Erca, 1989)
45 x 8 x 8 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo com Cabeca Cônica
escultura em madeira
46 x 7 x 9 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em pinho-de-riga
28 x 6 x 7,5 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo com Serpente
escultura em madeira
41 x 6 x 11 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira
26 x 5,5 x 6 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Falo Figurativo
escultura em madeira
38 x 6,5 x 8 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Cajado Figurativo
escultura em madeira
96,5 x 5 x 5 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Cajado Figurativo
escultura em madeira
97 x 6 x 6 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Perna
escultura em madeira, em formato de perna
86 x 16 x 9 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Casal de Exus
escultura em bloco de vinhático, com n. 179 do Inventário Paulo Pardal (1992)
56,5 x 11,5 x 14 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Casal de Exus
escultura em madeira, com n. 172 do Inventário Paulo Pardal (1991)
58 x 9,5 x 11 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Casal de Exus
escultura em madeira
171 x 38 x 32 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Exu de 5 Faces / Família de Exus
escultura em bloco único de madeira peça com reprodução fotográfica por Paulo Pardal na Enciclopédia Itaú Cultural no verbete do artista
163 x 45 x 45 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Exu Caveira
escultura com corpo em figueira mata-pau e busto de oiticica (1982/1983) (Casimiro de Abreu – RJ) Reproduzido na p. 25 do livro A Escultura Mágico-Erótica de Chico Tabibuia, de Paulo Pardal (Rio de Janeiro: Uerj; Erca, 1989)
200 x 64 x 49 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Onça
escultura em madeira, n. 194 na parte interna
40 x 113 x 29 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Touro
escultura em madeira
48 x 60 x 35 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Cobra com Pássaro na Base
escultura em madeira, com n. 20 do Inventário Paulo Pardal na base
50 x 38 x 19 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Jacaré
escultura em madeira, com n. 18 do Inventário Paulo Pardal (1982/1983)
24 x 182 x 65 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Cobra Areliô (ou Arereô)
escultura em cipó, com n. 19 do Inventário Paulo Pardal (1982/1983)
34 x 56 x 49 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Cobra
escultura em cipó, com n. 14 do Inventário Paulo Pardal (1982/1983)
75 x 95 x 33 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Cobra
escultura em cipó, com n. 11 do Inventário Paulo Pardal (1982/1983)
112 x 135 x 69 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Tucano Calçado de Espora
escultura em madeira maciça, com n. 21 do Inventário Paulo Pardal (1982/1983)
29,5 x 57,5 x 6,5 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Pássaro com Pé
escultura em madeira entalhada, com n. 166 do Inventário Paulo Pardal (1981)
80 x 25 x 5,5 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Peixe
escultura em madeira entalhada (1980/1981) Reproduzido na p. 65 do livro A Escultura Mágico-Erótica de Chico Tabibuia, de Paulo Pardal (Rio de Janeiro: Uerj; Erca, 1989)
52 x 95 x 20 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Sapo Fumando Cachimbo
escultura em madeira, com n. 187 do Inventário Paulo Pardal (1995)
11 x 18 x 31 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Gamela com Cabeça de Exu
escultura em bloco único de madeira, com n. 148 do Inventário Paulo Pardal (1990)
24 x 47 x 30 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Banco Sapo
tampo em madeira maciça, com quatro apoios roliços e pés em cipó (1984/1985) com n. 33 do Inventário Paulo Pardal
45 x 43 x 31 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Canoa
escultura em forma de barco fálico com barqueiro fumando charuto, com n. 230 do Inventário Paulo Pardal (2000) (Casimiro de Abreu – RJ)
19 x 44 x 17 cm
TABIBUIA, Chico
1936 – 2007
Sem Título
escultura em raiz de mangueira
9 x 10,5 x 21 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Ex-voto (Cabeça)
escultura em madeira
23 x 15 x 14 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Ex-voto (Cabeça)
escultura em madeira
16,5 x 9 x 10 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Ex-voto (Cabeça)
escultura em madeira
19,5 x 10 x 8,5 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Ex-voto (Cabeça)
escultura em madeira,
24 x 13 x 13 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Ex-voto (Cabeça)
escultura em madeira
18,5 x 10,5 x 8,5 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Ex-voto (Cabeça)
escultura em madeira
22 x 12 x 10 cm
Ex-voto (Cabeça)
papier-mâché, provavelmente português
10,5 x 10,5 x 6,5 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Ex-voto (Cabeça Feminina)
escultura em madeira policromada
13 x 11 x 8 cm
MIRIAM Inês da Silva
1938 – 1996
Santana Mestre
óleo s/ madeira, ass. e dat. 1972 inf. dir.
50 x 31 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Ex-voto (Menino)
escultura em madeira com braços articulados,
28,5 x 11,5 x 8,5 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Ex-voto (Menina)
escultura em madeira com cabelo natural
44 x 19 x 10 cm
ADÃO DE LOURDES CASSIANO
1945
Árvore com Flores, Animais e Frutos
escultura em tronco único em madeira, ass. na parte inf. (Mariana – MG)
85 x 42 x 45 cm
G.T.O. (Geraldo Teles de Oliveira)
1913 – 1990
Família
escultura em dupla face, em formato de domo com três figuras, ass. na parte inf. (década de 1970)
31,5 x 24,5 x 7 cm
VICENTINA JULIÃO
1955
Roda
escultura em madeira entalhada, formando dois círculos de figuras e ass. no centro inf. (Prados – MG)
100 x 39 x 21 cm
MUDINHO (Manoel Ribeiro da Costa) (atribuído)
1906 – 1987
Leão
escultura em bloco único de madeira, s/ ass. (década de 1970)
20 x 41 x 15 cm
ADÃO DE LOURDES CASSIANO (atribuído)
1945
Leão
escultura em madeira entalhada, s/ ass. (Mariana – MG)
23,5 x 53 x 17 cm
MUDINHO (Manoel Ribeiro da Costa)
1906 – 1987
Gamela Pássaro
escultura em bloco único de madeira,
18 x 71 x 21 cm
MUDINHO (Manoel Ribeiro da Costa)
1906 – 1987
Gamela Pássaro
escultura em bloco único de madeira (década de 1970)
44,5 x 79 x 25 cm
MUDINHO (Manoel Ribeiro da Costa)
1906 – 1987
Gamela Ganso
escultura em bloco único de madeira, ass. e n. 149 no verso
23 x 48 x 5,5 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Pássaro
escultura inspirada nas carrancas são-franciscanas Reproduzida sob a foto de n. 90, na p. 157, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
65 x 43 x 17 cm
SYRO
Notável Carranquinha (Inspirada no Minhocão)
escultura zooantropomorfa, policromada, ass. no centro inf. (adquirida em Recife – PE) (1980) peça catalogada na p. 170, foto n. 106, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
15 x 5,5 x 12 cm
ANA LEOPOLDINA DOS SANTOS (Ana das Carrancas)
1923 – 2008
Conjunto de 3 Pequenas Gangulas
conjunto de três esculturas em barro cozido vitrificado, sendo uma assinada na parte inferior (Petrolina – PE)
verde: 7 x 8 x 5 cm | marrom: 11 x 16 x 6,5 cm | verde musgo: 10 x 12 x 4,5 cm
ANA LEOPOLDINA DOS SANTOS (Ana das Carrancas)
1923 – 2008
Pequena Carranca
escultura em barro cozido, s/ ass. (Petrolina – PE)
12 x ø8 cm
RENAZE PINTO DO AMARAL
Conjunto de 2 Barcas com Carranca
cinzeiros promocionais pra revista O Cruzeiro em forma de barcas com carrancas, todos marcados com símbolo da revista e um com descrição técnica no verso foram encomendados em 1960 à autora, que fez seis miniaturas de carrancas em barro cozido garantindo a tipologia original duas peças catalogadas na p. 169, foto n. 104, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
1) 9 x 18 x 8 cm 2) 9 x 18 x 9,5 cm
ANA LEOPOLDINA DOS SANTOS (Ana das Carrancas) (atribuído) E OUTROS AUTORES
1923 – 2008
Conjunto de 5 Cinzeiros
esculturas em cerâmica com carrancas em forma de cinzeiro 1) Ana das Carrancas (atribuído): 8,5 x 18 x 7,5 cm (Petrolina – PE) 2) Lembrança do Grande Hotel Juazeiro do Norte (ass. Jordélio na parte da base): 5,5 x 16,5 x 5 cm 3) Conjunto de 3 cinzeiros-barcas ainda com policromia incompleta, provavelmente brinde da revista O Cruzeiro[(a: 8,5 x 17,5 x 8 cm | b: 10 x 16,5 x 8 cm | c: 9 x 17, x 8,5 cm)]
ANA LEOPOLDINA DOS SANTOS (Ana das Carrancas)
1923 – 2008
Gangula
escultura em barro cozido, ass. lat. dir. (Petrolina – PE)
10 x 23 x 4,5 cm
DOMINGOS DA TRINDADE LOPES
1951
Pequena Barca Ornada com Carranca Esculpida na Proa
escultura em madeira, ass., dat. 1982 e sit. Pernambuco inf. esq.
14,5 x 43 x 11 cm
FRANAN
Barca do São Francisco
escultura em madeira em formato de barco com carranca na proa e cobertura de palha, ass., dat. 1982 e sit. Petrolina no verso
32,5 x 74 x 23 cm
LOUCO (Boaventura da Silva Filho)
1932 – 1992
Homem com Crianças
escultura em madeira entalhada, s/ ass.
105 x 35 x 20 cm
LOUCO (Boaventura da Silva Filho)
1932 – 1992
Apóstolo
escultura em madeira entalhada, ass. no verso
66 x 25 x 16,5 cm
LOUCO (Boaventura da Silva Filho)
1932 – 1992
Profeta
escultura em madeira entalhada, s/ ass.
75,5 x 33 x 10 cm
LOUCO (Boaventura da Silva Filho)
1932 – 1992
Santa Ceia
escultura em bloco único de jacarandá, representando a Santa Ceia, ass. no verso
22 x 59 x 5 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
Figuras Rituais de Terreiro de Candomblé ou Umbanda
conjunto de duas esculturas figurativas policromadas de figa para uso ritual,
maior: 42 x ø7 cm menor: 33 x ø3 cm
EDSON
Cabeça Masculina
escultura em madeira, ass. lat. esq.
47 x 19 x 20 cm
SABINO
Figura
escultura em bloco de madeira, ass. inf. dir.
86 x 25 x 28 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Ex-voto (Costas com Saliência)
escultura em madeira,
24 x 20,5 x 3,5 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Ex-voto (Mão)
escultura em madeira maciça, s/ ass.
20 x 8 x 5,5 cm
Conjunto de 7 Ferramentas Originais do Ateliê do Mestre Guarany
composto de cortador de entalhe grande, cortador de entalhe pequeno, martelo de madeira, entalhador e 3 formões (1 grande, 1 médio e 1 pequeno)
maior: 29 x 13 x 10 cm menor: 16 x 2 x 1,8 cm
MUDINHO (Manoel Ribeiro da Costa) (atribuído)
1906 – 1987
Orante
escultura em bloco único de madeira, s/ ass. (década de 1970)
84 x 15 x 17 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
Capuchinho
escultura em madeira, s/ ass. (década de 1970) (Salvador – BA)
26 x 9,5 x 7,5 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
Santo
escultura em bloco de madeira, s/ ass. (década de 1970) (Salvador – BA)
21,5 x 7 x 6 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
Santana Mestra
escultura em bloco único de jacarandá, s/ ass. (década de 1970) (Salvador – BA)
39 x 13 x 11,5 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
Nossa Senhora da Conceição
escultura em bloco único de jacarandá, s/ ass. (década de 1970) (Salvador – BA)
41 x 15 x 11,5 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
Apóstolo
escultura em bloco único de jacarandá, s/ ass. (década de 1970) (Salvador – BA)
41 x 13,5 x 11 cm
MESTRE CORNÉLIO
1956
Ressurreição
escultura em bloco único de madeira entalhado, ass., dat. 1975 e sit. Teresina – Piauí no verso
56 x 21 x 5 cm
F.A. (ARTE POPULAR NORDESTINA)
século XX
Oratório de Viagem (Acessório que Acompanha Romeiros Viajantes)
escultura em bloco único de madeira, com partes entalhadas na frente e iniciais do artista no verso, representando N. Senhora, Jesus Cristo e Padre Cícero acessório que acompanha romeiros viajantes
aberto: 39 x 12 x 6 cm fechado: 39 x 26 x 6 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
século XIX
Oratório de Viagem
madeira policromada na parte interna, com N. Senhora, Jesus Cristo e São José entalhados na própria peça (Nordeste brasileiro)
aberto: 23 x 18 x 5 cm fechado: 23 x 8 x 5 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
século XIX
Oratório de Viagem
madeira policromada em tons de verde, bege e dourado, com N. Senhora, Jesus Cristo e São José entalhados na própria peça (Nordeste brasileiro)
aberto: 21,5 x 17 x 3,5 cm fechado: 21,5 x 7 x 6 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Vaca
escultura em madeira entalhada com pintura que reproduz o couro da vaca, com patas articuladas, rabo de couro e crina natural de animal (Goiás)
24 x 41 x 9 cm
AUTORES DESCONHECIDOS
São Jorge e São Lázaro
esculturas em madeira com vestimentas em tecido, s/ ass.
São Jorge: 32,5 x 20 x 8 cm São Lázaro: 41 x 19,5 x 15 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
século XIX
Cristo Crucificado
escultura brasileira representando Cristo Crucificado (com todas as ferramentas da crucificação) em madeira policromada
56 x 29 x 12,5 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
século XVIII
Menino Deus
escultura em madeira policromada, com coroa em prata de lei e peanha original (Maranhão)
com a base: 43 x 14 x 8 cm apenas a imagem: 21 x 14 x 5 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
século XIX
São José de Botas
escultura brasileira em madeira policromada
55 x 20 x 13 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
Nossa Senhora com Menino Jesus
escultura possivelmente alemã em madeira policromada, timbrada no verso (timbre estrangeiro)
com base: 68,5 x 26 x 16 cm sem base: 55 x 17 x 12 cm
AUTOR DESCONHECIDO
Ex-voto
escultura em madeira policromada, s/ ass. (Portugal)
35 x 13 x 11 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
século XIX
Nossa Senhora da Conceição da Praia
escultura em madeira policromada, s/ ass. (Bahia)
25 x 12 x 6,5 cm
MÃO ESCRAVA
século XIX
Oratório
madeira de lei; com duas portas e frontão com forte influência afro-brasileira; policromia original em azul claro (Minas Gerais)
aberto: 117 x 19 x 39 cm fechado: 117 x 55,5 x 27,5 cm
AUTOR DESCONHECIDO (MÃO ESCRAVA)
Oratório de Residência (Devoção)
madeira decorada com pinturas de flores no interior
aberto: 77 x 72 x 17 cm fechado: 77 x 41 x 17 cm
AUTOR DESCONHECIDO (MÃO ESCRAVA)
Oratório de Residência
madeira com pintura decorativa no interior e duas portas
aberto: 76 x 45,5 x 15 cm fechado: 76 x 37 x 15 cm
MÃO ESCRAVA / ERUDITO
Oratório
madeira decorada com cenas religiosas no interior das portas (caixa de mão escrava e portas de arte erudita)
aberto: 86 x 101 x 40 cm fechado: 86 x 61 x 40 cm
século XVIII
Tábua Votiva (Ex-voto) (Milagre Pintado em Placa de Madeira)
óleo s/ madeira, s/ ass. e com o seguinte texto na parte inferior: “Me Fes NS Mattosinhos, a Isabel Gonçalves dos Anjos, mulher de Manoel Esteves, que depois de passados 9 anos enferma, nos últimos 4 meses, com mais eficácia padecia grandes aflições no coração e no corpo todo que ardia em vivaz chama, sem febre a recusa nesta consternação vendo-se bastante aflita e recorrendo do dito senhor alcançou muitas melhoras até que de todo ficou livre da referida moléstia para memória mandou fazer no presente ano de 1787”
22 x 33,5 cm
JOSÉ DO MATOSINHO
século XVII
Tábua Votiva (Ex-voto) (Milagre Pintado em Placa)
óleo s/ madeira, s/ ass., representando a benção de Cristo ao enfermo e com o seguinte texto legível na parte superior: “ao Bom Jesus de Mattosinho (…) Anna Felicia de S. Luz Silveira (…) 1785” (Aparecida – SP)
30,5 x 43,5 cm
CERÂMICA CARAJÁ (ILHA DO BANANAL)
Conjunto de 7 Peças
esculturas em barro pintado representando figuras da tribo em tipos e costumes da época, e animais como o tamanduá
medidas diversas (maior: 27 x 14 x 8 cm | menor: 12 x 6,5 x 5 cm)
CERÂMICA CARAJÁ (ILHA DO BANANAL)
Conjunto de 11 esculturas
cerâmica antiga Carajá, representando o cotidiano com figuras em barro pintado com adereços de palha
medidas diversas (maior: 12 x 17 x 6 cm | 10 x 5,5 x 6 cm)
ANTÔNIA BEZERRA LEÃO
1914 – 1990
Apóstolo
escultura em barro cozido, ass., sit. Tracunhaém lat. dir. e ass. na parte de trás (década de 1970) (Tracunhaém – PE)
47 x ø15 cm
ANTÔNIA BEZERRA LEÃO
1914 – 1990
Apóstolo
escultura em barro cozido, ass. na base (década de 1970) (Tracunhaém – PE)
47 x ø14,5 cm
ANTÔNIA LEOPOLDINA DOS SANTOS
1914 – 1990
São Francisco
escultura em barro cozido, ass. e sit. Tracunhaém lat. esq. (década de 1970)
43,5 x ø16 cm
LÍDIA VIEIRA
1911
Representação Religiosa Feminina
escultura em barro cozido, s/ ass. (Tracunhaém – PE)
22 x ø11,5 cm
A.F.S.
Casal de Idosos e Homem no Jumento
conjunto de duas esculturas em barro, s/ ass. (década de 1950) b) Casal de Idosos cerâmica, ass. A.F.S. no verso (no estado) 17 x 13 x 7,5 cm a) Homem no Jumento cerâmica de jacobina (etiqueta no verso) 15 x 13 x 6 cm
MESTRE VITALINO (Vitalino Pereira dos Santos)
1909 – 1963
Boi
escultura em barro cozido, ass. no centro esquerdo (símbolo da obra do artista)
27 x 23,5 x 9 cm
MESTRE VITALINO (Vitalino Pereira dos Santos)
1909 – 1963
Vaquejada
escultura em barro cozido, ass. no verso
11 x 20,5 x 11,5 cm
MESTRE VITALINO (Vitalino Pereira dos Santos)
1909 – 1963
Cangaceiro a Cavalo
escultura em barro cozido, ass. no centro esquerdo
21,5 x 18 x 8 cm
AMARO RODRIGUES
Casamento a Cavalo e Vaqueiro
grupo escultórico em barro policromado, ass. na parte interna dos cavalos (Alto do Moura, Caruaru – PE)
casamento a cavalo: 25,5 x 22,5 x 10 cm vaqueiro: 23 x 20,5 x 9 cm
EUGÊNIA MARIA DA SILVA
Galinho do Céu e N. S. Caminhante
a) Galinho do Céu
(Taubaté, Vale do Paraíba – SP)
(1975)
25,5 x 15 x 11 cm
b) Nossa Senhora Caminhante
(Taubaté, Vale do Paraíba – SP)
(década de 1970)
18 x 9,5 x 10 cm
Conjunto de Três Esculturas
esculturas em barro cru pintado, representando zebra (13 x 17,5 x 6,5 cm), galo (16,5 x 14 x 5,5 cm) e Adão e Eva no Paraíso (18 x 11 x 12 cm)
TAMBA (CÂNDIDO SANTOS XAVIER) / ARMANDO SANTOS XAVIER
1934 – 1987 / ?
Menino Nu e Macaco
esculturas em barro cru pintado, representando menino nu (21 x 8 x 7 cm) e macaco (5,5 x 4 x 3,5 cm) (década de 1970) (Cachoeira – BA)
Capoeiristas
dois grupos escultóricos em barro cozido, s/ ass. (década de 1970) (Salvador – BA)
1) 12 x 12,5 x 8,5 cm 2) 9,5 x 13 x 9,5 cm
LUZIA DANTAS
1937
Casa de Farinha
escultura em madeira entalhada com 6 figuras, ass., tit. e sit. S. Vicente – Rio Grande do Norte na parte frontal
20 x 28 x 23 cm
J. ORDÉLIO
Gaiola Otávio Carneiro (Gaiola de São Francisco)
miniatura de barco do Rio São Francisco – Bahia com etiqueta do artista na parte inferior (Juazeiro – BA)
25 x 28 x 7,5 cm
CERÂMICA DO VALE DO JEQUITINHONHA
Figura Zooantropomorfa
moringa em barro pintado, s/ ass.
40 x 18 x 21 cm
CERÂMICA DO VALE DO JEQUITINHONHA
Figura Zooantropomorfa
escultura em barro cozido pintado, s/ ass.
41 x 28 x 24 cm
CERÂMICA DO VALE DA RIBEIRA – SP
Figura Zooantropomorfa
moringa em barro cozido, s/ ass. referência: provável Cerâmica de Apicú – Vale da Ribeira – SP
43 x ø25 cm
Par de Donzelas
vidro arredondado
56 x ø20 cm
Par de Castiçais
estanho; com base redonda
21 x ø12,5 cm
século XX
Cômoda
estrutura em madeira retangular, pés quadrangulares, duas gavetas pequenas e duas gavetas grandes
120 x 93,5 x 59 cm
século XX
Cômoda
estrutura em madeira retangular, com pés quadrangulares, duas gavetas pequenas em cima e dois gavetões
112 x 140 x 88 cm
MÃO ESCRAVA
Conjunto de 4 Cadeiras de Congada para Festa de Reisado
estrutura em madeira quadrangular, pés em formato de X e encosto e assento em couro pirogravado tacheado
84 x 30 x 56 cm
Par de Cadeiras de Congada pra Festa de Reisado
estrutura quadrangular, encosto em estrutura de madeira e assento em couro pirogravado
a) 86 x 35,5 x 57 cm b) 82 x 33,5 x 52 cm
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
século XIX
Espreguiçadeira de Fazenda
estrutura de madeira, assento de encosto retangular de palhinha, apoio de braço em couro e pés em formato de X quadrangular (Brasil)
89,5 x 50,5 x 82 cm
Par de Cadeiras Savonarola
de braços, com extremidade superior do espaldar arqueada e recortada interrompe duas reservas de movimentação em harmonia com o arco do dito espaldar; nestas reservas, entre o assento e o arco que cinge o espaldar, tabela tripartida em formato de “Y”
87 x 72 x 45 cm
Conjunto de 6 Matrizes de Xilogravura
para impressão de livros de cordeis de tamanhos variados
maior: 12 x 9 cm menor: 6 x 6 cm
Conjunto de 7 Matrizes de Xilogravura
para impressão de livros de cordeis de tamanhos variados
BAPTISTA, Paulo Nunes
1924 – 2019
Um Drama nas Selvas do Amazonas (Cordel)
publicação com 32 páginas (São Paulo: Prelúdio Limitada, 1958)
18 x 3,5 cm
Coleção de 23 Livros de Cordeis
14 exemplares editados por João José da Silva (sendo dois com dedicatória a Paulo Pardal datado de 1963 – Juazeiro do Norte, CE), dois por José Bernardo da Silva (Recife, PE), um por José Pedro Pontual, um por Francisco Sales Areda, um por Manuel de Assis Campina, um por Francisco da Silva, um por Alfredo Cesário e duas edições independentes
AUTOR NÃO IDENTIFICADO
Exu Sobrenatural
escultura em ferro forjado, de uso ritual em terreiro de Candomblé ou Umbanda (Salvador – BA)
22 x 6,5 x 9 cm
ZÉ LOPES
Dança de Bumba-meu-Boi
conjunto de 12 figuras representando bumba-meu-Boi, com estrutura das bonecas em metal com rica policromia de plumas, lantejoulas e lã de cores diversas, ass. na parte traseira, tit. e sit. São Luís do Maranhão na parte frontal
24 x ø34 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Concierge Parisiense
óleo s/ tela, ass. inf. dir. (década de 1950)
100 x 76 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Nu Feminino
óleo s/ tela, ass. sup. esq. (década de 1950)
73,5 x 60 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Nu Feminino
óleo s/ tela colada em chapa de madeira industrializada, ass. inf. esq. (década de 1950)
73 x 54 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Autorretrato
pastel s/ papel, ass. inf. esq. (década de 1940)
47 x 32 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Estudo de Academia
óleo s/ tela, s/ ass. (década de 1950)
52 x 43 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Academia
óleo s/ tela, ass. inf dir. e com selo do Salão Nacional de Belas Artes de 1959 no verso
90 x 115 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Vaso com Flores e Bandolim
óleo s/ tela, ass. inf. esq. (década de 1950)
65 x 81 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Marinha
óleo s/ tela, ass. inf. dir. (década de 1950)
31 x 48 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Paisagem do Rio com o Pão de Açúcar ao Fundo
óleo s/ tela, ass. e dat. 1949 inf. dir.
28 x 43 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Paisagem de Veneza (Ponte de Rialto)
óleo s/ papel colado em chapa de madeira industrializada, ass. inf. esq. (década de 1950)
24 x 33 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Marrocos
óleo s/ tela, ass. e dat. 1958 inf. dir.
73,5 x 54 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Paisagem (Quatis)
óleo s/ tela, ass. inf. esq. e tit. no verso
37 x 46 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Igreja Mineira
óleo s/ chapa de madeira industrializada, ass. e dat. 1969 inf. esq.
46 x 37,5 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Figura Feminina
óleo s/ tela, ass., dat. 1978 inf. dir., ass. e dat. 1978 no verso
46 x 38 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Figura Feminina
óleo s/ tela, ass. e dat. 1980 inf. esq.
61 x 50 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Carranca
óleo s/ tela, ass., dat. 1974 inf. esq. e com carimbo do Salão Nacional de Belas Artes no verso baseada em carranca catalogada na p. 123, foto n. 62, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
73 x 60 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Carranca com Fundo Vermelho
óleo s/ tela, ass. e dat. 1973 inf. esq. baseada em carranca catalogada na p. 213, foto n. 141, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
77 x 52 cm
LULLY DE CARVALHO
1928 – 2017
Carranca
óleo s/ tela, ass. e dat. 1973 inf. esq. baseada em carranca catalogada na p. 181, foto n. 115, do livro Carrancas do São Francisco (3ª edição), de Paulo Pardal (São Paulo: Martins Fontes; Raízes, 2006)
73 x 54 cm